Offline
Colheita do arroz chega a 99% no RS, mas produtores se preocupam com queda nos preços
Publicado em 23/05/2025 10:16
AGRO
A colheita do arroz no Rio Grande do Sul está praticamente concluída, com menos de 1% da área cultivada ainda por colher, conforme aponta o Informativo Conjuntural divulgado nesta quinta-feira (22) pela Emater/RS-Ascar. Na safra 2024/2025, foram cultivados 970.194 hectares, com produtividade média estimada em 8.558 quilos por hectare.
Segundo a Emater, os produtores que encerraram a colheita entre fevereiro e março já iniciaram os trabalhos de preparação para o próximo ciclo produtivo. As ações incluem manutenção do maquinário agrícola, atualização cadastral com agentes financeiros e renegociação de limites de crédito.
Na Metade Sul do Estado, as chuvas fracas favoreceram o avanço das operações pós-colheita em áreas sem integração com a pecuária. Os orizicultores realizam manejo do solo com incorporação da palha, construção de taipas, nivelamento e abertura de drenos, visando melhorar a conservação do solo e evitar acúmulo de água durante o inverno.
Na região de Bagé, menos de mil hectares seguem em processo de colheita, concentrados nos municípios de Bagé, Dom Pedrito, Hulha Negra e Itaqui. Já em Uruguaiana, os 76.500 hectares plantados foram totalmente colhidos, com média de produtividade de 9.100 quilos por hectare.
As regiões de Pelotas e Soledade já encerraram a colheita, enquanto a região de Santa Maria está nas últimas fases. Apesar do bom desempenho no campo, produtores demonstram preocupação com a queda nos preços do grão, que nesta semana chegaram a R$ 70,00 por saca de 50 quilos, pressionando a rentabilidade da safra.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Comentários
Comentário enviado com sucesso!

Chat Online