A Polícia Civil deflagrou na manhã desta segunda-feira, 26 de maio, a Operação Irrecuperáveis, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa com base nos bairros Santa Marta e Integração, em o Fundo. A ação resultou na prisão preventiva de 11 pessoas e no cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão. Outras duas pessoas foram presas em flagrante por posse ilegal de arma de fogo, elevando o total de detidos para 13.
De acordo com o delegado Venícius Demartini, titular da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), o grupo investigado é responsável por diversas atividades criminosas, com destaque para o tráfico de drogas. Além disso, os integrantes atuavam em crimes como roubo de veículos, extorsão, comércio ilegal de armas e jogo do bicho.
Os líderes da facção já estavam recolhidos no sistema penitenciário. Em 2023, chegaram a ser transferidos para a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de o Fundo, mas fugiram pouco tempo depois, sendo recapturados pela Polícia Civil.
O nome da operação, “Irrecuperáveis”, faz referência ao histórico criminal dos alvos, considerados sem chances de reabilitação diante da reincidência e da periculosidade. A operação contou com o apoio de diversas delegacias da região, incluindo unidades de Soledade, Carazinho e Ijuí.
O delegado Demartini ressaltou que a Polícia Civil trabalha com foco em reunir provas sólidas para subsidiar o Ministério Público e assegurar a permanência dos criminosos presos por mais tempo.
Com informações: Jornalista Fernando Kopper
Fonte: Rádio Uirapuru